Babosa

29/06/2019

foto:Compre Rural

Nome popular: Babosa, Aloé vera, Caraguatá, Erva babosa, Babosa de botica ou Babosa de jardim.

Nome científico: Aloe vera

Família: Liliaceae

Origem: África

Propriedades: anti-histamínica, anti-inflamatória,antioxidante, anestésica e antitérmica.

Características: Planta herbácea suculenta, de até 1 metro de altura. Quando cortadas deixam escorrer um suco viscoso, amarelado, e muito amargo. Além de ser cultivada para fins medicinais, cosméticos e ornamentais, cresce também de forma espontânea em toda a região nordeste brasileira. Outras espécies desse gênero são igualmente cultivadas para os mesmos finas, das quais as mais importantes são: A. arborescensMill. e Aloe ferox Mill.

Parte Usada: folha

Usos: hidratação de pele e cabelos, queimaduras, para baixar a febre, aliviar as dores musculares e ósseas, reumatismo e enxaqueca.

OBS:

  • Há relatos de diarreia, disfunção dos rins e dermatites devido à ingestão da babosa. O uso tópico da planta pode causar alergias, irritação e edema local. O informe técnico da ANVISA indica que as substâncias antraceno e antraquinona presentes na aloe verasão mutagênicas, ou seja, podem causar mutação nas células humanas. Segundo o documento, a aloe veraapresenta produtos de biotransformação potencialmente tóxicos. Assim não possuem efeitos somente imediatos e facilmente correlacionados com sua ingestão, mas também efeitos que se instalam em longo prazo e de forma assintomática, podendo levar a um quadro clínico severo, algumas vezes fatal.
IECQCC 2019 © Todos os direitos reservados 
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora