Hibisco

21/08/2019

foto:Plantei

Hibisco

Nome popular: Hibisco, cardado, vinagreira, caruaru-azedo

Nome científico: Hibiscus sp.

Família: Malvaceae

Origem: China, sudeste da Ásia e Ilhas Polinésias

Propriedades: rica em antocianinas (delfina, hibiscina e cianidina), além de conter pigmentos flavônicos, ácido tartárico, málico cítrico e hibístico, fitosteróis (sitosterol, campestrol, ergosterol, estigmasterol); Diurética

Características: O hibisco é uma planta em forma de arbusto que pode chegar a atingir 2 metros de altura, suas flores podem ser pequenas com pétalas crespas, ou grandes, simples ou dobradas com pétalas inteiras. A cor das flores também varia bastante e sua floração dura o ano inteiro. Suas principais características são a abundância de flores, que se renovam em um ciclo muito curto e a grande variedade de formas e cores que podem apresentar.

Parte Usada: Cálice dos frutos

Usos: usada como antidepressivo, reduz o colesterol, evita o acúmulo de gordura, controla a pressão arterial, é boa para o cérebro, possui ação diurética, atua em doenças de fígado, ajuda a impedir a oxidação de lipoproteínas de baixa densidade. Alguns tipos de hibisco também podem ser utilizados como cosmético para os cabelos, atuando na prevenção de queda de cabelos, contra as caspas e ainda atrasando o crescimento dos cabelos brancos.

OBS:

  • O consumo do hibisco deve ser evitado por gestantes e lactantes, pois há estudos que indicam que essa planta possui substâncias que podem interferir na estrutura dos genes do bebê. Pessoas que são portadoras de doenças cardíacas graves também devem evitar o uso.O consumo em excesso pode causar alguns efeitos colaterais, pois por ter ação diurética, se o chá for muito consumido a pessoa pode eliminar muitos nutrientes que são essenciais para o funcionamento do organismo.
IECQCC 2019 © Todos os direitos reservados 
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora