Jatobá

21/08/2019

foto:Cerratinga

Nome popular: jatobá-verdadeiro, jutaí-açu, jutaí-bravo, jutaí-grande, jataí, jataí-açu, jataí-grande, jataí-peba, jataí-uba, entre outras.

Nome científico: Hymenaea courbaril.

Família: Caesalpinioideae (Fabaceae).

Origem:América do Sul e Central.

Propriedades: Adstringente, antibacteriana, antiespasmódica, antifúngica, anti-inflamatória, antioxidante, aperiente, balsâmica, descongestionante, diurética, estimulante, expectorante, fortificante, tônica, vermífuga e laxativa.

Características:São árvores de tamanhos variáveis de 5 a 40 m de altura dependendo da espécie. Os frutos em todas as espécies são muito semelhantes, variando um pouco apenas no tamanho. Consiste numa vagem (legume) indeiscente (que não se abre sozinha), de forma subcilíndrica, de 7 a 20 cm de comprimento, com uma casca (exocarpo) dura e quebradiça, de cor variando do marrom ao vermelho-acastanhado. Contém de 1 a 6 sementes duras envoltas por uma polpa seca, farinácea, adocicada, comestível, de sabor e cheiro muito característicos.

Parte usada: Casca do Caule, folhas.

Usos: A casca é utilizada na medicina popular para tratar gripe, cistite, bronquite, infecções da bexiga e vermífugo. A resina extraída de sua casca é usada como verniz vegetal, combustível, incenso, polimento e impermeabilizador. A polpa do fruto é utilizada pelos humanos para fazer farinha além de ser apreciada pela fauna.

IECQCC 2019 © Todos os direitos reservados 
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora