Erva-doce

30/07/2019

foto: InfoEscola 

Erva-doce

Nome popular: Erva-doce, Anis, Aniz.

Nome científico: Pimpinella anisum.

Família: Umbelliferae (Apiaceae);

Origem: Asiático.

Propriedades: O extrato dos frutos e o óleo essencial apresentam, em grande quantidade, propriedades antifúngica, antiviral, repelente de insetos, expectorante (expulsão do muco), e espasmolítica (reduz contrações musculares involuntárias).

Características: É uma erva aromática anual, que pode obter até 50 cm de altura. Ela Possui pequenos frutos secos de sabor adocicado e com cheiro forte, que podem ser comercializados em saches para chás e também são utilizados na culinária, como condimento. Os seus frutos são utilizados industrialmente para a produção de óleo essencial, tintura, extrato fluido, alcoolato, entre outras, empregados em farmácia, principalmente por suas propriedades que conferem sabor e odore agradáveis em preparações farmacêuticas, licores e guloseimas.

Parte usada: Frutos.

Usos: Os frutos maduros e secos (mericarpos) têm emprego, desde a mais remota antiguidade, como estimulante das funções digestivas, para eliminar gases, combater cólicas, fazer passar a dor de cabeça, estimular a lactação, geralmente na forma de infuso, assumido pela medicina popular com base na tradição europeia, conforme registra a literatura etnofarmacológica.O uso do chá é internacionalmente aprovado como medicação simples contra o resfriado, tosse e bronquite, febres e cólicas, inflamação na boca e garganta, má digestão e perda de apetite.

IECQCC 2019 © Todos os direitos reservados 
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora